"..a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa". (Jean Piaget)


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Aula sobre as composições das cores

Planejamento de aula
 
Objetivos: 
      Apresenta as cores primárias (Azul, Amarela, e Vermelha) 
e as cores secundárias( laranja, violeta e verde) fixando
 conhecimentos adquiridos na aula 1;
·         Estimular as crianças a propor, opinar e argumentar;
·         Leitura do cartaz junto com o professor;
·         Facilitar a comunicação através de símbolos matemáticos mesmo
 que não haja relação matemática precisa entre o fenômeno descrito. 
Utilizando os sinais (+ e = );
·         Desenvolver espírito de grupo posicionando, criticando e ouvindo
·         Fazer com que a criança interaja com a linguagem escrita.
 
1.    Conteúdos:
 
Fixar conteúdos da aula 1 sobre cores primárias (Azul, Amarela, e Vermelha) e  cores 
secundárias ( laranja, violeta e verde).
Fazendo assim que as crianças percebam que através dessas três cores podem surgir 
novas cores.  Utilizando a linguagem matemática como instrumento de comunicação 
de forma qualitativa utilizando os símbolos : +  e =. E a leitura junto a professora do material.
 
4. Metodologia aplicada: 
 
Primeiro momento
 
A professora deverá preparar um cartaz junto com os alunos com as cores primárias e secundárias da 
seguinte forma:
 
CORES PRIMÁRIAS
AZUL
      AMARELO
         VERMELHO                
                        
CORES SECÚDÁRIAS
 
VERMELHO + AMARELO = LARANJA
VERMELHO + AZUL = VIOLETA
AZUL + AMARELO = VERDE
 
O cartaz escrito dessa forma irá facilitar a leitura, mesmo não conhecendo a escrita
 a criança reconhecerá a cor. Podendo assim ler junto com a professora.
 
Segundo momento
 
Após a leitura a professora irá propor uma atividade de colagem. Para isso deverá
 trazer recortado pequenos pedaços de papeis coloridos nas cores: azul, vermelho, 
amarelo, laranja, violeta e verde.
 
Em seguida dividirá a turma em grupos onde será colocado e misturado esses papéis coloridos. Assim será pedido pelo professor a cor primária ,azul por exemplo, e as crianças deveram procurar e colar em cima do nome da cor. Sempre com o auxilio do professor.


Obs: Dependendo do nível da turma poderá acrescentar atividades trabalhando tonalidade, policromia, etc.

2 comentários:

  1. Olá!
    Foi um prazer acompanhar sua caminhada na construção do blog.
    Continue utilizando este recurso em sua trajetória profissional!
    Muito sucesso para você!
    Abç
    Jaqueline Godinho
    Formadora NTM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por tudo! Gostei muito de fazer este curso. Continuarei dando continuidade neste blog, pois esta ferramenta nos ajuda compartilhar e adquirir novos conhecimentos.
      Abraços!!

      Excluir