"..a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa". (Jean Piaget)


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Plano de aula - Massinha


Público alvo: Essa atividade poderá ser realizada em vários níveis da educação:      
- Na Educação Infantil trabalhe as cores primárias (puras) e secundárias (misturadas).
- No início da Ed. Fundamental I trabalhe monocromia e policromia.
- A partir do 3º ano do Ensino Fundamental I, trabalhe cores quentesfriascontrastantes, etc.
   
     
Objetivos:
  • Desenvolver a Motricidade refinada
  • Desenvolver a Criatividade
  • Perceber a quantidade da massa como forma
  • Poder representar e se expressar através da manipulação com a massa de modelar.

Atividades propostas:

  • Produzir a sua própria massinha de diversas cores;

Receita de massinha de modela:


Ingredientes

-4 colheres de sopa de farinha de trigo
-3 colheres de sopa de água
-1 colher de sopa de sal
-1 colher de sopa de vinagre
-1 colher de sopa de guache (da cor que preferir) ou  anilina comestível (diluída na água ou leite).

MODO DE FAZER
Misture todos os ingredientes em uma bacia, depois amasse com as mãos até a massa ficar bem lisinha.


obs: você pode dobrar a receita

  • Fazer modelagens diversas;
O que podemos trabalhar:

    A brincadeira com massinha permite aguçar os sentidos como o tato e o olfato. Através desta brincadeira é possível descobrir novas formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos. A modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da criatividade e da observação. A criança ao brincar de massinha geralmente se comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas ideias, busca aperfeiçoar suas criações.
    Também se expressa e desenvolve a imaginação criadora; estabelece relações indo além da sua realidade imediata, ou seja, cria jogos simbólicos onde a massinha passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho, uma pessoa, etc. o que logo faz acontecer uma festa, uma corrida, um convite para almoçar. 
  Através da massinha as crianças podem experimentar criações tridimensionais, percebendo volumes, formas, profundidade: que são conceitos e conteúdos presentes tanto na Arte quanto na Matemática. A escola, muitas vezes, explora largamente o trabalho com elementos bidimensionais: o desenho, o livro, a pintura, etc. e ignora o trabalho com elementos tridimensionais.
    Podemos levantar algumas propostas com a brincadeira de massinha e percebê-la como elemento essencial ao desenvolvimento das crianças. Com isso, devemos conceber a esta brincadeira um olhar mais focado e crítico na escola. Pensemos então, algumas formas de enriquecer esta atividade.

Algumas sugestões:

FAZER ARTÍSTICO:
    Esta brincadeira pode se da através da exploração livre pelas crianças da massinha;
OBS: Podemos enriquecer esta brincadeira com forminhas, palitos, tesouras (sem ponta) e inclusive, utensílios de cozinha como espremedor de alho, laranja ou batata, além de brinquedos que possibilitem enriquecer a brincadeira como panelinhas, copinhos, pratinhos, etc.
    Para que explorem diferentes texturas, ofereça ou convide-as a pesquisar objetos que podem deixar marcas como pente, régua, alguns brinquedos, etc.
    Este material pode ser oferecido às crianças gradativamente, para que possam explorá-los e experimentá-los criando novas possibilidades de brincadeiras e posteriormente podem ser oferecido ao mesmo tempo.
    Também podem ser propostas atividades cuja modelagem possui uma temática como criarem bichos para um zoológico, ilustrarem uma história, etc. ou também propostas nas quais as crianças criem quadros com massinha. Exemplo: Utilize um papel grosso como papelão ou cartolina. Faça os diferentes desenhos com massinha e coloque-os sobre o papel pressionando um pouco para que possam grudar. Depois passe uma camada grossa de cola por cima de todo o quadro (inclusive nas imagens feitas com massinha).
  
REFLEXÃO:

    Questione e proponha ao grupo refletir sobre as produções que foram vistas: tanto as suas, como as dos colegas, como as obras (vídeo) Imaginem o movimento que o artista fez para conseguir criar uma bolinha, uma “minhoquinha” ou outra forma. 
  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário