Público alvo: Essa atividade poderá ser realizada
em vários níveis da educação:
- Na Educação Infantil trabalhe as cores
primárias (puras) e secundárias (misturadas).
- No início da Ed. Fundamental I trabalhe monocromia e policromia.
- A partir do 3º ano do Ensino Fundamental I, trabalhe cores quentes, frias, contrastantes, etc.
- No início da Ed. Fundamental I trabalhe monocromia e policromia.
- A partir do 3º ano do Ensino Fundamental I, trabalhe cores quentes, frias, contrastantes, etc.
Objetivos:
- Desenvolver a Motricidade refinada
- Desenvolver a Criatividade
- Perceber a quantidade da massa como forma
- Poder representar e se expressar através da manipulação com a massa de modelar.
Atividades propostas:
- Produzir a sua própria massinha de diversas cores;
Receita de massinha
de modela:
Ingredientes
-4 colheres de sopa
de farinha de trigo
-3 colheres de sopa
de água
-1 colher de sopa de
sal
-1 colher de sopa de
vinagre
-1 colher de sopa de
guache (da cor que preferir) ou anilina comestível (diluída na água ou
leite).
MODO DE FAZER
Misture todos os
ingredientes em uma bacia, depois amasse com as mãos até a massa ficar bem
lisinha.
obs: você pode dobrar
a receita
- Fazer modelagens diversas;
O que podemos
trabalhar:
A brincadeira com massinha permite aguçar os sentidos
como o tato e o olfato. Através desta brincadeira é possível descobrir novas
formas, cores, combinações, possibilidades, diferentes texturas e movimentos. A
modelagem também possibilita o desenvolvimento da coordenação motora fina, da
criatividade e da observação. A criança ao brincar de massinha geralmente se
comunica, pergunta, imagina, formula hipóteses, testa suas ideias, busca
aperfeiçoar suas criações.
Também se expressa e desenvolve a imaginação
criadora; estabelece relações indo além da sua realidade imediata, ou seja, cria
jogos simbólicos onde a massinha passa a ser um bolo, um sorvete, um carrinho,
uma pessoa, etc. o que logo faz acontecer uma festa, uma corrida, um convite
para almoçar.
Através da massinha as crianças podem
experimentar criações tridimensionais, percebendo volumes, formas,
profundidade: que são conceitos e conteúdos presentes tanto na Arte quanto na
Matemática. A escola, muitas vezes, explora largamente o trabalho com elementos
bidimensionais: o desenho, o livro, a pintura, etc. e ignora o trabalho com
elementos tridimensionais.
Podemos levantar algumas propostas com a brincadeira
de massinha e percebê-la como elemento essencial ao desenvolvimento das
crianças. Com isso, devemos conceber a esta brincadeira um olhar mais focado e
crítico na escola. Pensemos então, algumas formas de enriquecer esta atividade.
Algumas sugestões:
• FAZER ARTÍSTICO:
Esta brincadeira pode se da através da exploração
livre pelas crianças da massinha;
OBS: Podemos enriquecer esta brincadeira com forminhas, palitos,
tesouras (sem ponta) e inclusive, utensílios de cozinha como espremedor de
alho, laranja ou batata, além de brinquedos que possibilitem enriquecer a
brincadeira como panelinhas, copinhos, pratinhos, etc.
Para que explorem diferentes texturas, ofereça ou
convide-as a pesquisar objetos que podem deixar marcas como pente, régua,
alguns brinquedos, etc.
Este material pode ser oferecido às crianças
gradativamente, para que possam explorá-los e experimentá-los criando novas
possibilidades de brincadeiras e posteriormente podem ser oferecido ao mesmo
tempo.
Também podem ser propostas atividades cuja modelagem
possui uma temática como criarem bichos para um zoológico, ilustrarem uma
história, etc. ou também propostas nas quais as crianças criem quadros com
massinha. Exemplo: Utilize um papel grosso como papelão ou cartolina. Faça os
diferentes desenhos com massinha e coloque-os sobre o papel pressionando um
pouco para que possam grudar. Depois passe uma camada grossa de cola por cima
de todo o quadro (inclusive nas imagens feitas com massinha).
REFLEXÃO:
Questione e proponha ao grupo refletir sobre as
produções que foram vistas: tanto as suas, como as dos colegas, como as obras
(vídeo) Imaginem o movimento que o artista fez para
conseguir criar uma bolinha, uma “minhoquinha” ou outra forma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário