Provas operatórias:
|
|
A intenção desta sessão é mostrar as provas e suas modificações para aqueles que estão iniciando na psicopedagogia. Não nos cabe aqui detalhar como a prova é aplicada, devendo o estudante buscar em livros como os de Jorge Visca ou Piaget o procedimento para aplicação das mesmas.
|
1. PROVAS DE CONSERVAÇÃO: |
1.1. Conservação da quantidade de matéria
|
Materiais:
- 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro.
Obs.: É interessante que escolha cores correspondentes a substâncias comestíveis.
|
Igualdade inicial:
|
Modificação do elemento experimental (achatamento)
|
Modificação do elemento experimental (alargamento)
|
Modificação do elemento experimental (partição)
|
|
1.2. Conservação de quantidade de líquidos
|
Materiais:
- 2 vasos iguais A1 e A2
- 1 vaso mais fino e alto B
- 1 vaso mais largo e baixo C
- 4 vasinhos iguais D1, D2, D3, D4
- 2 copos contendo líquidos de cores diferentes
|
|
Igualdade inicial:
|
Primeira modificação:
|
Segunda modificação
|
Terceira modificação :
|
1.3. Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos
|
Materiais:
- 10 fichas vermelhas
- 10 fichas azuis
cada um com 2 cm de diâmetro
|
Igualdade inicial:
|
Correspondência termo a termo:
|
Primeira modificação espacial:
|
Segunda modificação espacial:
|
Terceira modificação espacial:
|
1.4. Conservação de superfície
|
Materiais:
- 2 folhas de cartolina verde ou papel E.V.A. (20x25)
- 12 quadrados de cartolina ou E.V.A. na cor vermelha com cerca de 4 cm de lado
- 1 vaquinha
|
Igualdade inicial:
|
Perguntas iniciais
|
Perguntas iniciais
|
Retorno empírico
|
Primeira modificação espacial:
|
Segunda modificação espacial
|
Outra modificação espacial sugerida
|
Terceira modificação espacial
|
1.5. Conservação de volume
|
Materiais:
- 2 vasos iguais
- 2 massas de modelar de cores diferentes
- 2 copos contendo líquidos de cores diferentes
|
Igualdade inicial:
|
Modificação do elemento experimental (achatamento)
|
Modificação do elemento experimental (alargamento)
|
Modificação do elemento experimental (partição)
| |
1.6. Conservação de peso
|
Materiais:
- 2 massas de modelar de cores diferentes cada uma, cujo tamanho possa fazer 2 bolas de aproximadamente 4 cm de diâmetro.
- 1 balança com dois pratos cuja leitura seja pela posição dos braços.
|
Igualdade inicial:
|
Modificação
do elemento experimental (alargamento)
|
Modificação do elemento experimental
(achatamento)
|
Modificação do elemento experimental (partição)
|
|
1.7 Conservação de comprimento
|
Materiais:
- 1 corrente ou barbante de aproximadamente 10 cm
- 1 corrente ou barbante de aproximadamente 15 cm
|
Apresentação das correntes. Perguntas iniciais
|
Primeira situação
|
Segunda situação
|
|
|
2. PROVAS DE CLASSIFICAÇÃO: |
2.1. Mudança de critério - Dicotomia
|
Materiais:
- 5 círculos vermelhos de 2,5 cm de diâmetro.
- 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro.
- 5 círculos vermelhos de 5 cm de diâmetro.
- 5 círculos azuis de 5 cm de diâmetro.
- 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado.
- 5 quadrados azuis de 2,5 cm de lado.
- 5 quadrados vermelhos de 5 cm de lado.
- 5 quadrados azuis de 5 cm de lado.
- 2 caixas planas de mais ou menos 4 a 5 cm de altura e uns 12 cm de lado.
|
Material
|
Classificação por cores sem caixa
|
Classificação por cores usando a caixa
|
Classificação por formas usando a caixa
|
Classificação por tamanho usando a caixa
|
2.2. Quantificação de Inclusão de classes
|
Materiais:
Com flores:
- 10 margaridas
- 3 rosas vermelhas
Com animais
- 10 coelhos ou outra espécie
- 3 camelos ou outra espécie
Pode-se fazer também com:
- 10 carros
- 3 ônibus
|  |
|
2.3. Intersecção de classes
|
Materiais:
- 5 círculos azuis de 2,5 cm de diâmetro
- 5 círculos vermelhos também de 2,5 cm de diâmetro
- 5 quadrados vermelhos de 2,5 cm de lado
- 1 folha de cartolina ou papel E.V.A. com dois círculos em intersecção, sendo que um preto e outro amarelo.
Obs.: os 5 círculos devem poder entrar na intersecção.
| 
|
3. SERIAÇÃO
|
3.1. Seriação de palitos
|
Materiais:
- 10 palitos com aproximadamente 1 cm de largura com uma diferença de 0,6 mm de altura entre um e outro, sendo que o primeiro tem aproximadamente 11,5 cm.
|  |
|
4. PROVAS OPERATÓRIAS PARA O PENSAMENTO FORMAL
|
4.1. Combinação de fichas
|
Materiais:
- 6 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma.
| 
|
4.1. Permutação de fichas
|
Materiais:
- 4 fichas de diferentes cores com 2,5 cm de diâmetro cada uma.
|
|
4.2. Predição
|
Materiais:
- 17 fichas verdes
- 10 fichas amarelas
- 6 fichas lilases
- 1 ficha branca
- 1 saco de pano
| 
|
Bibliografia:
SAMPAIO, Simaia. Manual Prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico. Rio de Janeiro, Editora WAK, 2009.
VISCA, Jorge. El diagnostico operatorio em la practica psicopedagogica. Buenos Aires, Ag.Serv,G,. 1995.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário